Um poderoso Fonseca Unfiltered Late Bottled Vintage que retém todos os magníficos aromas e sabores.
Os vinhos utilizados para produzir o Fonseca LBV são escolhidos de entre os melhores e mais encorpados vinhos do porto tintos produzidos na colheita de 2018, provenientes das vinhas da Fonseca e de outras quintas reputadas situadas nas zonas do Cima Corgo e Douro Superior.
Estes vinhos estagiam em grandes tonéis de madeira (de cerca de 27.500 litros de capacidade) e são engarrafados após quatro a seis anos. Foi produzida apenas uma quantidade limitada deste fabuloso vinho.
Um nariz maravilhosamente exuberante, perfumado, cheio e aromático. Deliciosa e madura, cereja preta e ameixa com notas de cedro e especiarias. O vinho é maravilhosamente rico, redondo e concentrado no paladar, com camadas de sabores de groselha vermelha e groselha preta, especiarias, um toque de chá do Ceilão e uma frescura marcada. Um vinho elegante com boa complexidade. Um final de boca intenso e cheio de sabor.
Após um período de dormência quente e seco, o ciclo da vinha começou ligeiramente cedo com o abrolhamento ocorrer a 9 de Março, cerca de uma semana antes do habitual. Globalmente, a época de crescimento foi mais seca e fresca do que a média, embora as habituais chuvas de Abril fossem bastante intensas, com cerca de 98 mm de precipitação à medida que as uvas começavam a pintar, como habitualmente, em meados de Julho. Embora a época de maturação tenha começado com temperaturas elevadas, o clima no mês crítico de Agosto foi mais fresco do que a média, com alguma precipitação nos dias 25 e 26 que equilibraram a maturação da vindima. As condições relativamente frescas e a ausência de picos de calor traduziram-se na elegância, acidez vivaz e no frutado fresco que encontramos nos vinhos de 2019. A vindima das uvas tintas no Douro superior começou com tempo quente a 4 de Setembro e na zona do Pinhão a 14 de Setembro. A colheita estava perfeitamente saudável e em excelentes condições, embora os rendimentos tenham sido quase um décimo abaixo da média de 10 anos. Os vinhos apresentavam-se atractivamente aromáticos, com uma acidez natural elevada e uma intensidade de cor acima do normal. A vindima começou na Quinta do Panascal, no Vale do Távora, a 18 de Setembro e no dia 20 na Quinta do Cruzeiro com uvas extraordinariamente saudáveis. A vindima foi brevemente suspensa durante um curto período de chuva na noite de 21 de Setembro, 8mm, que foi insuficiente para interferir na qualidade dos vinhos que estavam a ser feitos. As condições meteorológicas perfeitas foram retomadas e a vindima na Quinta do Santo António foi adiada até ao início de Outubro. Foram feitos excelentes vinhos até ao final da vindima.
O LBV da Fonseca é o final perfeito de qualquer refeição. É um excelente acompanhamento de queijos intensos, especialmente dos azuis, como o Stilton ou o Roquefort. É também delicioso com sobremesas de chocolate ou frutos silvestres.