A FONSECA CELEBRA O SEU BICENTENÁRIO

12 Mar 2015

Este ano a Fonseca celebra orgulhosamente 200 anos de tradição familiar e sucesso.
Um registo nos livros do Arquivo da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro mostra a primeira evidência da atividade comercial da empresa, a compra de 32 pipas de Vinho do Porto por João dos Santos Fonseca no dia 8 de Abril de 1815.Durante duzentos anos, os destinos da firma foram moldados por quarto famílias. Os Fonseca e os Monteiro que fundaram o negócio. A dinastia Guimaraens que conduziu a firma durante mais de um século e fez os vinhos desde 1860 até ao presente. Por último, chegou a família Yeatman e os seus descendentes, que dirigiram a empresa com grande sucesso durante a segunda metade do século 20 e no novo milénio.O Vintage está presente como um fio condutor ao longo de toda a história da Fonseca. Desde o lendário 1840, o primeiro Vintage feito sob o nome Fonseca, a firma tem produzido continuamente vinhos magníficos, incluindo os icónicos vintages de 1927, 1948, 1977 and 1994, todos com 100 pontos. Estes, entre muitos outros, contribuíram firmemente para confirmar a Fonseca como uma casa pertencente à primeira liga de casas produtoras de Vinho do Porto Vintage.
news
"Os Portos Vintage da Fonseca são talvez os mais consistentemente excecionais de todos. Não só apresentam uma corpulência notável, mas também mantêm essa juventude durante décadas."
By James Suckling
O estatuto da Fonseca como casa produtora de Vinho do Porto Vintage é incontestado. Contudo, para muitos amantes de vinho, é mais conhecida como produtora de um dos mais populares vinhos do Porto jamais produzidos, o Fonseca Bin No.27. Esta soberba reserva baseia-se na herança dos grandes vintages da Fonseca e partilha a opulência de fruta que define o estilo da casa Fonseca. Fiel a uma tradição de vinho únicos, distintivos e de caráter inconfundível, a Fonseca produz uma das mais individualizadas gamas, que inclui o Vintage Guimaraens, o LBV não filtrado, um raro Crusted e o primeiro Vinho do Porto Biológico, o Terra Prima.Pioneira na viticultura biológica e sustentável no vale do Douro, a Fonseca mantém uma estreita ligação à vinha e possui três das melhores quintas da região, incluindo a emblemática Quinta do Panascal.Para celebrar o Bicentenário da Fonseca, um vasto programa de provas e comemorações foi organizado em vários mercados espalhados pelos quatro cantos do mundo. Esta ocasião será também palco de dois lançamentos especiais.O Fonseca Crusted, numa edição limitada especial do Bicentenário. Engarrafado em 2008, apresenta atrativas notas de envelhecimento em garrafa e é um vinho soberbo para celebrar os 200 anos da Fonseca. Contudo, aqueles que preferirem guardá-lo em cave como recordação do Bicentenário podem esperar que continuará a melhorar na garrafa.Para além do Bicentenário da Fonseca, este ano marca também o 200.º aniversário da Batalha de Waterloo. A derrota das tropas Napoleónicas no dia 18 de Junho de 1815, dez semanas depois de a Fonseca ter iniciado a sua atividade comercial, pôs fim a 26 anos de conflito entre a França e a quase totalidade das nações Europeias. Foi um triunfo para o Duque de Wellington, que liderou as forças Anglo-Alemães, facto que será amplamente comemorado em Inglaterra durante os próximo meses.Wellington passou grande parte da sua carreira liderando tropas aliadas de portugueses e ingleses contra as forças Napoleónicas, durante as campanhas peninsulares. Qual o melhor vinho para brindar à bravura e firmeza do Duque de Ferro e aos seus homens que o Vinho do Porto, o símbolo da amizade e da aliança Anglo-Portuguesa.Em homenagem à vitória de Wellington, a Fonseca criou uma edição especial, a Waterloo Edition, uma encorpada, robusta e vigorosa reserva que estará disponível brevemente.

Outras notícias

Ver todas news